domingo, 12 de agosto de 2012

UMES RIO PARTICIPA DE ATO PELOS 75 ANOS DA UNE


  Na tarde de hoje, aconteceu na sede da UNE, no Flamengo, a comemoração dos 75 anos da entidade. O dia do estudantes foi marcado com um ato que contou com alguns dos ex-presidentes da entidade que atuaram no período da ditadura militar, e são importantes para retomar um pouco da história de lutas dessa entidade. Na decoração, uma homenagem há alguns militantes mortos durante a ditadura militar, entre eles, Honestino Guimarães, ex presidente da UNE, desaparecido em 1973, porém seu óbito só foi oficialmente reconhecido em 1996.
 
  Ao analisarmos o contexto histórico em que a União Nacional dos Estudantes está inserida, tanto por ter sido fundada ainda no Estado novo, e vir se consolidando na ditadura militar brasileira, dois momentos de repressão e censura. E sempre dando resposta com a luta, indo as ruas, assim como a UBES, veremos que a UNE tem papel fundamental mobilizador dos estudantes para os diversos processos que nosso país viveu. Entre eles, destacam-se, a criação da Petrobrás, a passeata dos 100 mil e as denúncias contra os acordos mec-usaid( de privatização da educação).

 Atualmente ao nos depararmos com um processo de sucateamento da educação, a privatização é anunciada como "solução" para os problemas e precariedades enfrentados. No entanto, ela só prejudica os estudantes com políticas que visam beneficiar cada dia mais o empresariado. O Pronatec e o Prouni são apenas alguns exemplos do que é o dinheiro público sendo gasto com  "empresas" de ensino(algumas chamadas de faculdades). A bandeira histórica do movimento estudantil sempre foi de livre acesso a universidade pública. O custo de um aluno matriculado em uma universidade particular pelo prouni, garantiria 3 estudantes nas públicas. Por isso, devemos exigir o livre acesso dos jovens à educação, com o fim do vestibular! E o investimento de 10% do PIB para educação pública já!
  
 Diante do acirramento das crises econômicas que se espalham por todo o país, e deixam cada vez mais vítimas; pais desempregados, estudantes sem acesso a educação e famílias inteiras sem garantia de seus direitos básicos. Os trabalhadores e estudantes tem se levantado contra medidas que prejudicam o povo, neste momento é ainda mais importante não só comemorar os 75 anos a União Nacional dos Estudantes, mas ter a certeza de que essa entidade, que participou de momentos históricos no nosso país, voltará para seu caminho de lutas, e  terá uma direção majoritária que realmente esteja comprometida com a  luta dos  estudantes, que os represente através das suas bandeiras históricas, contra as privatizações e em defesa de um modelo de sociedade mais justo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário